Mensagem do Presidente Harald Nitz

Caros rotarianos,

Cada ano, o presidente do Rotary Internacional escolhe um lema anual. Uma frase, que representa o Rotary e da? ini?cio a?s ideias para os associados. Neste ano rota?rio, que iniciou no dia 1° de julho de 2019 e terminara? em 30 de junho de 2020, o presidente do Rotary Internacional, Mister Mark Daniel Maloney escolheu

O Rotary conecta o mundo

Parece, que este lema presidencial foi escolhido exatamente para a minha pessoa. Eu sou alema?o, nasci na Alemanha, eu fui para a escola na Alemanha. Em 1991, eu mudei para a cidade de Dortmund e no fase final do meu estudo da Engenharia Qui?mica, eu tinha a oportunidade de fazer um interca?mbio, organizado pela faculdade. Este interca?mbio me levou para o Brasil, para Porto Alegre, RS.

Eu fiquei tre?s meses no Brasil e a partir desta experie?ncia, eu me conectei com o mundo. Eu na?o sabia, que e? possi?vel de aprender um novo idioma em um tempo ta?o curto. Eu na?o sabia, que o povo brasileiro e? ta?o bacana. Eu na?o tinha muito conhecimento dos estilos de mu?sica de Samba, AXE?, MPB – e eu na?o sabia que a culina?ria brasileira e? ta?o saborosa.

Um ano depois, em 2000, a minha esposa Karla se conectou com o mundo e fez um interca?mbio profissional na Alemanha e foi com ela, que eu fui conhecer o Rotary. Em 2006 - nos dois juntos - ja? casados – no?s conectavamos com o mundo novamente e no?s muda?mos para o Brasil.

Ha? quase quatorze anos enta?o, junto com a minha esposa, eu moro em Santo Amaro da Imperatriz, uma cidade que eu escolhi - ou foi a cidade e as pessoas que me escolheram....? Pois logo apo?s a nosso chegada na cidade, fomos convidados para participar no Rotary Club de Santo Amaro da Imperatriz. E assim que cresceu a nossa rede de amizade com as pessoas nesta cidade maravilhosa.

Em um evento do Rotary deste ano, eu conversei com um companheiro rotariano. Ele me falou, que os pais dele somente falaram japone?s. Eles na?o sabiam falar a lingua portuguesa. Ja? os filhos deste companheiro estudam nos Estados Unidos. Isso e? um exemplo, que em duas gerac?o?es, a conexa?o do Brasil com o mundo mudou completamente. Aqui na regia?o de Santo Amaro da Imperatriz e A?guas Mornas tem mais exemplos similares. Pais, avo?s que somente falaram alema?o - e filhos ou netos, que ja? conhecem o mundo.

Hoje em dia, quando a gente acompanha as mi?dias internacionais, principalmente as noti?cias envolvendo: os Estados Unidos com o Presidente Donald Trump – o Reino Unido e o BREXIT, parece que estas conexo?es esta?o quebrando. Novos muros entre paises sa?o planejados. Mas esta poli?tica e? uma excec?a?o da regra. Neste ano de 2019, novos acordos de livre-come?rcio entram em vigor. Conhecida com a sigla CPTPP, o acordo internacional foi firmado em resposta a? decisa?o dos Estados Unidos de deixar a chamada Parceria Transpaci?fica (TPP). O acordo que o Presidente Trump tentou dissolver acabou sendo salvo pelos 11 membros restantes do grupo, entre eles Austra?lia, Canada?, Chile, Japa?o e Singapura.

O outro grande acordo de livre-come?rcio foi assinado entre a Unia?o Europeia e o Japa?o e entrou em vigor em 2019. O acordo cria uma zona de trocas comerciais livres para um mercado de mais de 600 milho?es de pessoas.

E ainda, mais importante para no?s aqui no Brasil, pouco tempo atra?s, no dia 28 de junho de 2019, o Mercosul e Unia?o Europeia selaram o acordo, que e? um marco histo?rico no relacionamento entre os dois blocos, que representam, juntos, cerca de um quarto do PIB mundial e um mercado de 780 milho?es de pessoas.

Santo Amaro da Imperatriz recentemente, tambe?m se conectou com o mundo. O nosso munici?pio se conectou com a cidade de Caldas da Rainha em Portugal. Compartilhando uma ligac?a?o com a?guas termais e a corte portuguesa, ja? aconteceram visitas bilaterais de representantes nos u?ltimos anos.

Os governos e o setor industrial enta?o se conectam cada vez mais com o mundo – e as pessoas tambe?m. Em 1970, cinquenta anos atra?s, o transporte ae?reo foi usado por cerca de 0,3 bilho?es passageiros. Hoje, sa?o perto de 4 bilho?es de passageiros por ano. As pessoas querem conhecer o mundo ! Eles se conectam com o mundo na vida profissional e durante das fe?rias.

Isso sa?o exemplos, como o mundo e? conectado. Isso sem mencionar muito a conexa?o atrave?s da tecnologia moderna com o internet, celulares, aplicativos e programas de informatica. Na a?rea onde eu trabalho com a minha empresa. Sa?o exemplos como as pessoas e entidades querem se conectar com o mundo.

E o Rotary foi – logo apo?s a fase inicial – uma organizac?a?o que se conecta com o mundo. Por meio de sua missa?o e estrutura, o Rotary oferece uma maneira pela qual se conecta com as comunidades, formar redes de contatos profissionais e desenvolver relacionamentos fortes e duradouros. O Rotary conecta a? comunidade global atrave?s dos projetos e programas, lideranc?a na combate da po?lio e interca?mbio de jovens. O Rotary ja? enviou 9.000 estudantes atrave?s do programa de interca?mbio de jovens. Isso sa?o 9.000 so? nos u?ltimos 12 meses ! O programa de interca?mbio de jovens ja? existe ha? 90 anos e em grande escala ha? 60 anos, sendo o Brasil o segundo maior participante do programa ! Atrave?s dos servic?os humanita?rios, o Rotary entra em ac?a?o para fazer deste mundo um lugar melhor – se ligando com pessoas de todo o mundo que precisam de ajuda.

Aqui em Santo Amaro da Imperatriz, a nossa equipe rota?ria pretende continuar com os projetos atuais, como o "Banco de cadeira de rodas", o programa "Um olhar para uma nova visa?o" e o consurso do desenho "A tradic?a?o da Festa do Divino", ale?m dar continuidade para os outros projetos atuais. Ale?m destes atividades, novos projetos sa?o planejados.

Sabendo a histo?ria e a grandeza do Rotary, e? uma grande honra de presidiar o clube de Rotary na minha cidade escolhida aqui no Brasil.

HARALD NITZ
Presidente do Rotary Club de Santo Amaro da Imperatriz